Gestão

Plano de trabalho para 2012

Diretoria

Presidente
ANÍZIO BATISTA DE OLIVEIRA, torneiro vertical aposentado

Vice-Presidente
RAYMOND PÉRILLAT, professor

Primeiro-Secretário
GUTEMBERG SOUSA DA SILVA, economista

Segundo-Secretário
PATRÍCIA MENDONÇA, professora

Primeiro-Tesoureiro
VICTOR AUGUSTO PETRUCCI, documentalista

Segundo-Tesoureiro
LEONOR MARQUES DA SILVA, bibliotecária

Conselho Fiscal
LUIZ ROSALVO COSTA, professor
EDSON GUALBERTO DE OLIVEIRA, contador
MARIA APARECIDA RESENDE DE CAMARGO, professora
GIUSEPPINA R. DE GRAZIA, professora
LUIZ CARLOS SCAPI, professor

 

Plano de trabalho para 2012

O ofício do Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro, e o que se constitui a sua contribuição fundamental – a sua missão –, é alimentar o movimento social com o registro de suas ações presentes e passadas visando a transformação. É esta concepção geral que levou a assembleia geral de 2006 a aprovar o plano de trabalho que vem se reproduzindo resistentemente nestes anos.

Portanto, este plano de trabalho é continuidade do anterior em suas justifi-cativas, seus objetivos e prioridades.

Os projetos continuam sendo os de recuperação, reorganização, conservação, multiplicação e difusão do acervo, e colocá-lo na internet, proceder a sua microfilmagem e difundir para a militância a memória documentada da luta recente da classe trabalhadora.

Este é o eixo: socializar um legado de pelo menos três décadas de ação dos movimentos sociais no País, somando-se aos esforços de prover recursos para a informação e formação dos trabalhadores.

O público-alvo são os movimentos sociais combativos, classistas, na defesa das conquistas, interesses imediatos e históricos dos trabalhadores, representados pelas suas organizações populares, movimentos organizados e pelas lutas diretas e cotidianas.

Não é demais lembrar que o desafio é pensar um centro de documentação para os tempos atuais e que sirva a um conjunto de projetos políticos que luta pela organização dos trabalhadores em movimentos independentes de governos, partidos políticos, entidades religiosas; autônomos em relação às estruturas do Estado, democráticos nos estatutos e nas práticas, e que busque permanentemente a construção da consciência de classe e uma sociedade igualitária.

Não há nenhuma razão política para que se mude os propósitos de resistir e insistir em ter condições materiais e humanas para garantir a difusão da memória documentada da luta dos explorados da campo e da cidade.

Esta tarefa está colocada para todo um espectro da esquerda brasileira e latino-americana, com seus militantes históricos e os novos que vêm chegando. Razão pela qual, o trabalho em relação a este acervo, legado das lutas recentes, não deve e não tem se dado isoladamente, e sim buscando parcerias que somam e produzam resultados dentro dos objetivos e prioridades.

LINHAS DE AÇÃO

  • Aprofundar o tratamento documental e ampliar o leque de digitalização, no âmbito das prioridades estabelecidas, obedecendo o fluxo e a ordem cronológica de operação arquivística: diagnóstico completo, tratamento documental e organização. Dar continuidade ao projeto de conservação, recuperação e difusão da memória dos trabalhadores. Recuperar, organizar e sistematizar experiências de luta dos trabalhadores, a partir do acervo da entidade.
  • Em uma aproximação mais detalhada, o projeto é a recuperação (higienização, tratamento, completar coleções), reorganização (classificação, catalogação, banco de dados, interface técnica com banco de dados virtuais, preparação técnica para consultas presenciais e virtuais), conservação (armazenamento físico adequado, digitalização, microfilmagens) e difusão (mídias virtuais, catálogos, publicações impressas, internet, eventos).
  • Realizar parcerias com os movimentos e entidades a eles vinculados, instituições, militantes etc:
      • Movimentos sociais
      • Centros de Memória
      • Militantes históricos
      • Sindicatos
      • Núcleos de pesquisas acadêmicas
      • Pesquisadores de universidades
      • ONGs

ATIVIDADES PREVISTAS PARA 2012

  • Continuar com a Campanha de VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA DA LUTA [documentada e por documentar] DOS TRABALHADORES, vendendo bônus e recorrendo aos sindicatos, entidades e militantes para a ajuda financeira emergencial e outras ações com a mesma finalidade.
  • Continuar participando do PROJETO MEMÓRIAS REVELADAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DAS LUTAS POLÍTICAS NO BRASIL (1964-1985).
  • Participação no SEMINÁRIO 50 ANOS DE OPOSIÇÕES SINDICAIS – MEIO SÉCULO DE OPOSIÇÕES SINDICAIS NO BRASIL – Trata-se de um evento de iniciativa do companheiro Marco Antonio Peruso, professor adjunto de Sociologia (DCS/ICHS/UFRJ), que conhece e utilizou o acervo do CPV em suas pesquisas.
  • PROJETO SEM FRONTEIRAS – Para 2012, duplicar a coleção completa e reeditar o projeto. Fazer uma lançamento para dar visibilidade ao projeto de recuperação, reorganização, conservação e difusão do Acervo CPV, e, por extensão, aos acervos da memória documentada da luta dos trabalhadores existentes.
  • EMENDA PARLAMENTAR – O valor do projeto é de 52,2 mil reais, para a digitalização e microfilmagem de 60 mil imagens, que será executada em parceria com o Arquivo Público do Estado. O projeto é de 6 meses e vigora em 2012, com aprovação ainda para este ano de 2011. As imagens já foram selecionadas pela Luíza e Goretti (periódicos, boletins, panfletos, folhetos, jornais do movimento sindical e popular e cartazes). O dinheiro advindo deste projeto é exclusivo para a contratação de serviços e não inclui equipamentos e tampouco mão de obra. Não vem dinheiro para o CPV deste projeto.
  • PARCERIA COM OS QUÍMICOS DE SP – Levantamento para a digitalização e doação de duplicatas de todo o acervo da categoria dos Plásticos e Químicos de SP existente no CPV, incluindo a doação ao CPV de documentos que o CPV não tenha em seu acervo, completando coleções. Em 2011, foram selecionadas as imagens a serem digitalizadas.
  • MEMÓRIA ICONOGRÁFICA – Foi elaborado em parceria com o fotógrafo Jesus Carlos um projeto visando digitalização do acervo fotográfico dele e do acervo audiovisual do CPV. Falta apresentar para algum financiador. Está na fase de captação de recursos.
  • OFICINAS DE FOTOGRAFIA - Projeto “A Fotografia e os Movimentos Sociais”, que prevê exposição itinerante de fotos de quatro fotógrafos do movimento (Vera Jursys, Jesus Carlos, Douglas Mansur e Anderson Barbosa) e oito oficinas de fotografia para jovens dos movimentos sociais. A verba será do Projeto Vai, da Prefeitura Municipal de SP.
  • PROJETO DE RECUPERAÇÃO HISTÓRICA DAS ORIGENS DO CPV – Em parceria com o grupo Camará – Comunicação e Educação Popular, de Campinas. Gravar depoimentos dos companheiros e companheiras que tiveram participação na criação do CPV.
  • EVENTOS MEMÓRIA DA LUTA – Ainda não estão acertados os detalhes, mas há um projeto de realizar, em parceria com Escola Dominicana de Teologia, um evento tendo como eixo alguma mostra do Acervo CPV. A ideia inicial foi utilizar a coleção do jornal Brasil Urgente, tendo como participantes o frei Josapha (diretor do jornal na década de 1960) e o Waldemar Rossi. Este seria o primeiro deste gênero de atividade, que reúne ao mesmo tempo o acervo, sua divulgação e evento público para miltância.
São Paulo, Janeiro de 2012.
www.cpvsp.org.br