Quem Somos

O CPV é depositário de um acervo importante, composto da memória dos movimentos sociais das décadas de 1970 e 1980, principalmente. Nesse período, o CPV contribuiu na criação e organização das oposições sindicais na cidade e no campo, que redundou na criação da CUT.

Imagem do conjunto de produções significativas sobre o movimento social
Temos um conjunto de produções significativas sobre o movimento social

O CPV tem como missão alimentar o movimento social com o registro de suas ações presentes e passadas visando a transformação social. Somos cientes da importância que tem a preservação, a recuperação, a conservação, a organização, o registro e a alimentação das lutas dos trabalhadores com a sua própria história. Esse é o ofício do CPV e constitui sua contribuição fundamental.

Possuímos um acervo significativo – mais de 100 mil documentos, 77 mil periódicos, 12.500 livros, 550 fitas cassetes gravadas – que reflete parte da memória das ideais, idéias e ações dos movimentos dos trabalhadores, entidades e militantes desde a década de 1970.

Imagem do acervo do movimento operário está sendo digitalizado
O acervo do movimento operário está sendo digitalizado

Nos últimos anos, temos procurado retomar as atividades e colocar o acervo da entidade a serviço das organizações e das lutas dos trabalhadores. É um objetivo que vem enfrentando inúmeras dificuldades para se viabilizar – e um desafio que tem sido discutido nas últimas assembléias e reuniões do CPV. Em 2005, para subsidiar essa reflexão, realizamos um diagnóstico de toda a nossa documentação cujo resumo pode ser consultado aqui neste sítio.

Imagem do acervo que é composto de documentos das mais diversas procedências sobre o movimento operário
O acervo do CPV é composto de documentos das mais diversas procedências sobre o movimento operário

 


www.cpvsp.org.br