Notícias Publicadas

 

CPV digitaliza 70 mil páginas de seu acervo


Desde janeiro de 2012, o CPV esteve empenhado em preparar e organizar 70 mil páginas de documentos de seu acervo para serem digitalizados e microfilmados pela Associação de Amigos do Arquivo, como a colaboração do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Este projeto, denominado Projeto de Digitalização e Microfilmagem de Documentos Históricos e Culturais do Acervo CPV, obteve recursos da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio de uma emenda parlamentar ao orçamento de 2012, apresentada pelo deputado estadual Adriano Diogo.

A execução do projeto, além do apoio do Arquivo Público, teve a solidariedade militante de diversos companheiros e companheiras que compareceram semanalmente na sede do CPV para realizar a preparação dos documentos a serem digitalizados e microfilmados. Foram oito meses de dedicação voluntária e comprometida com a estratégia de preservação da memória da luta dos trabalhadores.

Sem o apoio desses militantes, não seria possível cumprir os objetivos do projeto, pois não teríamos como enviar a documentação para ser registrada digitalmente.

Agora, iniciamos o processo de colocar à disposição do público o resultado do trabalho através da rede mundial de computadores. Para tanto, estamos reformulando este sítio, cujos design e arquitetura foram desenvolvidos também com a colaboração da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Cumprida esta etapa de trabalho, o CPV se empenha em novos projetos, pois a maior parte do acervo CPV ainda espera por um tratamento digno da memória da classe trabalhadora.




www.cpvsp.org.br